Justiça Volante facilitou a conciliação de 72% dos atendimentos deste primeiro semestre

0
A Justiça Volante é um projeto desenvolvido desde 1995 pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e, nesse primeiro semestre, mais de 72% das ocorrências tiveram um destino conciliador a partir da intervenção da equipe móvel, que é vinculada ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Rio Branco (Cejusc/JEC).
O boletim estatístico registrou 127 atendimentos em junho. O número de ocorrências reduziu em 23% em comparação aos dados do mês anterior. Maio permaneceu como o período deste ano com o maior número de acidentes em Rio Branco.
Em junho, houve ainda 36 chamadas que foram atendidas e não autuadas por estarem fora da jurisdição da Justiça Volante, como exemplo as três colisões que envolveram veículos oficiais.
Nesse primeiro semestre de 2017 foram realizados 795 atendimentos, dos quais 574 se concretizaram em acordos e audiências marcadas. Em referência ao mesmo ciclo de 2016, foram contabilizados 1.010 ocorrências de trânsito atendidas, então houve a redução de 22% dos sinistros.
Neste ano, a unidade realizou 363 acordos in loco, atuando em todo o perímetro urbano da Capital Acreana, ou seja, é como se as equipes intermediassem dois acordos ao dia, contribuindo significativamente para a pacificação social.
O diálogo e a análise pericial são os principais pontos que ajudam as partes a encontrarem um denominador comum. Contudo, nem toda demanda é resolvida imediatamente, por isso muitos atendimentos se concluem com encaminhamentos para audiências conciliadoras, momento em que os envolvidos podem buscar por uma solução mais justa para os danos materiais.
Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), a frota atual de veículos de Rio Branco é de aproximadamente 163 mil veículos e cerca de metade desse número refere-se a motocicletas. No ano passado entraram em circulação quase seis mil veículos, entre novos e transferidos de outras cidades.
Fonte: Tribunal de Justiça do Acre – 10.07.2017
AdamNews – Divulgação exclusiva de notícias para clientes e parceiros!
Share Button
10 de julho de 2017 |

Deixe uma resposta

Idealizado e desenvolvido por Adam Sistemas.
Pular para a barra de ferramentas