Virando a página: minicurso aborda mediação de conflitos em oficina de capacitação

0
Porto Alegre (RS) – O minicurso de capacitação em direitos “Virando a Página” trabalhou a resolução de conflito por meio da mediação, na quarta oficina, realizada no dia 1° de agosto. O projeto voltado a adolescentes em medidas socioeducativas de semiliberdade acontece no Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e abrange internos de São Leopoldo e de Porto Alegre, em cinco encontros consecutivos.
Os participantes do curso receberam capacitação de integrantes do Instituto Proteger Ana Carolina Quintela, Thais Pacheco Quevedo e Rosani Bittencourt Nicoletti, que trabalharam algumas necessidades do grupo, como, por exemplo, a importância de entender o ponto de vista dos colegas e se colocar no lugar do outro. Foram utilizados exercícios que visaram à comunicação e à expressão para a tarefa.
Dinâmicas também foram realizadas para trabalhar o autoconhecimento e desenvolver a empatia. Neste contexto, as oficineiras levantaram a importância do ouvir e, sobretudo, de aprender a conviver em comunidade.
Por fim, de forma lúdica, os adolescentes desenharam, criaram e expuseram os seus aprendizados durante a oficina em um cartaz. Os socioeducandos ainda avaliaram a oficina e a contribuição para o conhecimento do grupo.
O Projeto
O projeto Virando a Página é uma parceria entre a Defensoria Pública e a FASE, cuja execução está a cargo do CRDH e do Centro de Estudos, Capacitação e Aperfeiçoamento (CECADEP). Nele, adolescentes selecionados pela FASE frequentam oficinas semanais com duração de três horas, totalizando uma carga horária de 15 horas. Dentre os destaques desta edição estão assuntos relacionados às discriminações e às violências, à educação e ao trabalho, à mediação de conflitos, além de direitos humanos e medida socioeducativa.
Por Jéssica Martins/ ASCOM- CECADEP
Fonte: Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
AdamNews – Divulgação exclusiva de notícias para clientes e parceiros!
Share Button
8 de agosto de 2017 |

Deixe uma resposta

Idealizado e desenvolvido por Adam Sistemas.
Pular para a barra de ferramentas