FECEMA

BOLETIM FECEMA

Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem

Nº 08 - Agosto/2016

---

AGENDA

VI SEMINÁRIO DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE SANTA CATARINA

FECEMA PROMOVE EVENTO QUE DISCUTIRÁ A NECESSIDADE DO USO DOS MASC'S EM UM MUNDO A CADA DIA MAIS ÁGIL E GLOBALIZADO

 

Em setembro, as câmaras filiadas à Fecema em Blumenau irão sediar o VI Secmasc – Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina. Serão dois dias de palestras com personalidades de renome sobre o tema."

O Secmasc tem o papel de, a cada ano, trazer as inovações e assuntos pertinentes aos MASC's (Métodos Adequados de Solução de Conflitos), promovendo seu debate e aprimoramento constantes. Com a entrada em vigor do novo Código do Processo Civil em março de 2016, o uso da conciliação virou um pré-requisito processual, o que demonstra a credibilidade e eficácia dos MASC's, aumentando a compreensão e expansão destes conceitos entre profissionais e população em geral. "A cultura dos Masc's vem apresentando avanços e aceitação a cada ano maiores, tanto pela sociedade civil quanto judiciária. Esperamos, promovendo o Secmasc, auxiliar na difusão desta cultura. Com certeza esta sexta edição será um ótimo evento com vários palestrantes de renome, em uma cidade mágica que sedia o Seminário pela primeira vez. Convidamos  todos a Participar!" , comenta Estela Mari Werner, Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem de Blumenau e Região – CMAB e Presidente da Comissão Técnica Organizadora do VI Secmasc.

A Palestra Magna, que traz o tema do evento "Meios Adequados de Solução de Conflitos no Cenário Moderno" será proferida pela ministra Eliana Calmon. Além dela, também confirmaram presença: Marco Aurélio Buzzi, Francisco Maia Neto, Asdrubral Nascimento Lima Júnior, Dejane Maffissoni, Elizabeth Abreu, Carlos Eduardo Vasconcellos, Giordani Flenik, Adão Paulo Ferreira, Eduardo Gomes e Roberto Adam.

A sexta edição do Secmasc é uma promoção da Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem – Fecema e do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRCSC, em parceria com a Uniasselvi (Fameblu).

Serviço – VI Secmasc:
Dias: 22 e 23/09/2016
Hora: 22/09 15h às 22h; 23/09 08h30 às 16h
Local: Teatro do Campus da Uniasselvi Blumenau – Blumenau/SC
As inscrições são limitadas.

Maiores informações através do site: www.fecema.org.br/inscricao ou dos telefones (47) 3237-3282 e (47) 3029 3032.

ASDRÚBAL JÚNIOR PALESTRA EM EVENTO QUE MARCA O PRÉ-LANÇAMENTO DO VI SECMASC - SEMINÁRIO DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE SANTA CATARINA

Há quarenta dias da abertura oficial da sexta edição do Secmasc o palestrante, que conduzirá um painel multitemático no evento, abre com chave de ouro a contagem regressiva.

Neste dia 15 de agosto ocorre o primeiro evento de divulgação do VI Secmasc para a classe jurídica. Com início as 19h30, a palestra trará o tema: "Meios adequados de Soluções de Conflitos no Cenário Moderno".

Asdrubal é membro da OAB-DF e árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem de Brasília. Além de apresentar o programa "Momento Arbitragem", possui diversos artigos publicados em sites, jornais, revistas e livros.

As vagas são limitadas e inscrições podem ser feitas no link: http://oab-bnu.org.br/palestra-meios-adequados-de-solucoes-de-conflitos-no-cenario-moderno

A realização da palestra ficou por conta da OAB-SC subseção Blumenau com o Apoio da CMAB – Câmara de Mediação e Arbitragem de Blumenau e da Adam Tecnologia.

Além do evento com Asdrúbal, também ocorreram no último dia 11 de agosto uma palestra ministrada pela Dra. Cibelly Christiany (Câmara de Mediação e Arbitragem de Joinville – CMAJ) na IBIS-Sociesc em Blumenau dentro da programação da sua "Semana de Prática Jurídica" e visitas às turmas de direito da Uniasselvi Blumenau (matutino e vespertino) para divulgação e captação de inscrições.

Outras faculdades receberam visitas de representantes da Fecema convidando suas comunidades acadêmicas a participarem do Seminário, como, por exemplo: Univali (Itajaí, Biguaçu e Balneário Camboriú), Furb (Blumenau), UniSociesc (Balneário Camboriú e Jaraguá), Católica Jaraguá, Avantis (Balneário Camboriú) dentre outras.Aguarde, pois mais novidades vem por aí!

QUARTA EDIÇÃO DA REVISTA CATARINENSE DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS JÁ ESTÁ “NO FORNO”

 

RCSC

 

A quarta edição da RCSC - Revista Catarinense de Solução de Conflitos já está quase pronta e até o fim do mês de agosto iniciará sua distribuição. Nossa equipe editorial preparou com o maior cuidado, uma edição cheia de informações relevantes sobre a Fecema e os MASC’s – Métodos Adequados de Solução de Conflitos.

Destacamos que a publicação trará onze artigos técnicos de renomados autores, abordando o uso dos Masc’s em áreas como comércio internacional, construção civil, relações de consumo e o uso da mediação online como alternativa viável no nosso cenário moderno.

Você ainda vai ficar por dentro das principais novidades da Fecema, como o Termo de Cooperação assinado entre a Federação e o TJSC e a entrevista com a Ministra Eliana Calmon que palestrará na abertura do VI Secmasc – Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina (Blumenau/SC – setembro).

INOVAÇÃO EM FORMA DE LIVRO

Sempre na ponta, a Fecema lançará na abertura do VI Secmasc – Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina (Blumenau/SC – setembro), o livro “Compêndio de Sentenças Arbitrais de Santa Catarina”. O livro trará uma compilação de sentenças produzidas pelas câmaras filiadas à Fecema.

Obra inédita, servirá de fonte de estudo, pesquisa e jurisprudência. Apesar de publicar sentenças verídicas, o livro primará pelo sigilo das partes, onde será exposto apenas o conteúdo do processo.

---

ARTIGOS

Mediação e arbitragem nas áreas marítima e portuária

Recurso pode não apenas agilizar as soluções como também garantir mais segurança jurídica

Por: Robert Grantham

A Mediação e a Arbitragem são regidas no Brasil pela Lei 9.307/96, que sofreu alterações pela Lei 13.129/15, e regulamentadas pelo Decreto 8.465/15. Embora as leis ordinárias reconheçam a possibilidade do recurso à arbitragem envolvendo o setor público, o Decreto 8.465/15 foi editado especificamente para estabelecer os critérios de arbitragem e dirimir litígios no âmbito do setor portuário. Esse decreto, embora um tanto quanto redundante, foi necessário para “estimular” o setor público a aceitar o instituto, pois há um histórico notável de emularem os longos processos judiciais de tal forma que, até se chegar a uma decisão de última instância, ocorre que já são outros os gestores que deverão implementar a decisão judicial.

Leia mais

---

FILIE-SE

Filie-se

As entidade/profissionais especializados em Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASCs) interessados em filiar-se à FECEMA devem formalizar o pedido por escrito à Presidência.

Mais informações, clique aqui

---

CURSOS

Cursos

EAD - Ensino a distância:

Curso de Mediação e Arbitragem. Leia Mais.

Curso de Arbitragem Avançada. Leia Mais. 

Curso Mediação Avançada. Leia Mais.

Curso de Implantação de Câmaras. Leia Mais.

Mediação Comunitária. Leia Mais.

Mediação Escolar. Leia Mais.

Curso para Representantes de Empresas. Leia Mais

Presencial

Mediação e Arbitragem - Brasília / DF. Leia Mais.

Capacitação de Mediador e Conciliador Judicial e Extrajudicial - Florianópolis / SC. Leia Mais.

 

---
Adam Sistemas

Parceiro FECEMA - Adam Sistemas

Tecnologias para Conciliação, Mediação e Arbitragem

Mais Informações: www.adamsistemas.com