FECEMA

BOLETIM FECEMA

Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem

Nº 13 - Fevereiro/2017

---

FECEMA CONSTITUI SUAS COMISSÕES DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS DE 2017

Dando prosseguimento a sua missão de divulgar constantemente os Métodos Adequados de Solução de Conflitos a diversos públicos, a Fecema tem uma agenda cheia de projetos para o ano. Além da realização do já tradicional Secmasc – Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina (que chega á sua sétima edição no dia 22 de setembro, em Brusque), teremos a publicação de uma Edição Histórica da RCSC – Revista Catarinense de Solução de Conflitos, além de palestras e ações comemorativas pelos 15 anos da Entidade, completados em julho de 2017.

Para cumprir uma agenda tão extensa, foram formados grupos de trabalho que tem a tarefa de dar forma e prosseguimento aos projetos, bem como primar pela sua qualidade. A Presidente da Fecema, Giordani Flenik, define: “Sabemos que estes projetos envolvem trabalho e disposição, e temos que ser conscientes de que a FECEMA somos todos nós, juntos e unidos e que sem esta “força-tarefa”, nada acontecerá. Este ano é histórico e, com certeza, daremos nosso melhor!”

---

Artigo

 

Contratos de construção civil de longa duração:
a Dispute Board como método de prevenção
e resolução de controvérsias

 

Queila Martins


Uma das ideias mais interessantes ao se estudar contratos é aquela que nos faz compreender que o contrato não é um mero documento assinado entre as partes. O contrato tem vida, se desenvolve em um contexto social, econômico e histórico que vai se modificando no decurso do tempo. Um contrato que tem previsão - por exemplo - de se desenvolver em um prazo de 36 meses, está sujeito à uma história a ser vivida nesses três anos. Se pensarmos em nossas vidas, quantas coisas fazemos no decurso de 36 meses? Podemos casar, nos mudar de cidade e até de país. Podemos ter um filho, mudar de emprego, entre outras coisas que a vida pode nos desafiar. Porque o desenvolvimento de um contrato seria diferente? Nenhum instrumento contratual - por mais bem elaborado que seja - pode prever todas as circunstâncias da vida e todos os cenários possíveis para o futuro. Não se pode prever com certeza uma crise mundial, uma guerra, uma tragédia, nem mesmo uma falência ou morte. Também é imprevisível uma mudança de gestão em uma empresa, uma enchente, um raio ou um desentendimento. Estes são apenas alguns exemplos de situações que podem ocorrer e que - mesmo que previstas genericamente em cláusulas contratuais - os seus efeitos, os resultados e consequências que podem gerar, por vezes, ultrapassam - e muito - qualquer previsão contratual.

Leia mais

Leia este e outros artigos de interesse sobre os Masc’s na página da versão da digital da RCSC – Revista Catarinense de Solução de Conflitos: http://www.fecema.org.br/rcsc

---

NOTÍCIAS

Câmara privada não pode usar símbolos da República e termos "tribunal" e "juiz"

 

Câmara privada de conciliação e mediação não pode usar símbolos da República, nem as expressões “tribunal” ou “juiz” para designar suas atividades e membros. Com base nesse entendimento, a 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais negou o cadastramento, como câmara privada, de uma entidade que se intitula como “Tribunal Arbitral da Primeira Região de Uberaba”.

Leia mais

Constelações

A juíza da 3ª Vara Especializada de Família de Várzea Grande, Jaqueline Cherulli, trouxe para dentro do Judiciário do Estado o método das constelações sistêmicas familiares, como uma alternativa eficaz para resolver litígios da área parental.

Leia mais

Durante evento, Governo da Madeira anuncia implementação da figura do mediador de bairro para a resolução de conflitos de vizinhança

Anúncio ocorreu no último dia 02 de fevereiro, durante a cerimónia de abertura do IV Encontro de Mediação Familiar na Região Autónoma da Madeira, pela secretária regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Rubina Leal.

Leia mais

Lei da Arbitragem

A arbitragem auxilia a criar a cultura de que você é capaz de resolver problemas sem precisar do beneplácito do Estado, envolvendo matérias que você pode submeter não só à arbitragem, mas à conciliação e à mediação. A análise é da advogada Selma Lemes, membro da Comissão Relatora da Lei de Arbitragem no Brasil, que completou 20 anos no mês de setembro do ano passado.

Fonte: AC Diegoli

---

AGENDA

Clique aqui, preencha com seus dados e iremos atualizá-lo sobre este evento

---

OPORTUNIDADE

---

FILIE-SE

Filie-se

As entidade/profissionais especializados em Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASCs) interessados em filiar-se à FECEMA devem formalizar o pedido por escrito à Presidência.

Mais informações, clique aqui

---

CURSOS

Cursos

EAD - Ensino a distância:

Curso de Mediação e Arbitragem. Leia Mais.

Curso de Arbitragem Avançada. Leia Mais. 

Curso Mediação Avançada. Leia Mais.

Curso de Implantação de Câmaras. Leia Mais.

Mediação Comunitária. Leia Mais.

Mediação Escolar. Leia Mais.

Curso para Representantes de Empresas. Leia Mais

Presencial

Mediação e Arbitragem - Brasília / DF. Leia Mais.

Capacitação de Mediador e Conciliador Judicial e Extrajudicial - Florianópolis / SC. Leia Mais.

 

---
Adam Sistemas

Parceiro FECEMA - Adam Sistemas

Tecnologias para Conciliação, Mediação e Arbitragem

Mais Informações: www.adamsistemas.com