FECEMA

BOLETIM FECEMA

Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem

Nº 09 - Setembro/2016

---

EVENTOS

Sexta edição do Secmasc reuniu cerca de 400 pessoas em Blumenau para discutir meios adequados de solução de conflitos

 

Evento com promoção da Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem (Fecema) e CRCSC contou com uma extensa programação e palestrantes de renome.

 

Para debater e divulgar os métodos adequados de solução de conflitos, a Fecema promoveu a sexta edição do Secmasc (Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina), durante os dias 22 e 23 de setembro, no Teatro Michelangelo em Blumenau. Com o tema “Meios adequados de solução de conflitos no cenário moderno”, o evento também comemorou os 20 anos da criação da lei 9307/96, que assegurou a arbitragem como uma atividade constitucional.

Entre os palestrantes, nomes como a jurista e ex-ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Eliana Calmon, o atual ministro do STJ Marco Aurélio Buzzi, Asdrubal Júnior, Dejane Mara Mafissoni e Francisco Maia Neto. Foram tema de debate as modernas técnicas de negociação, a resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça, o novo Código de Processo Civil, as recentes alterações nas Lei de Arbitragem e de Mediação, dentre outros assuntos.

“Como já se tornou tradição, esta edição contou com a participação de eminentes estudiosos dos Masc’s (Métodos Adequados de Solução de Conflitos), atuantes em todo o Brasil e diversas outras áreas, nos agraciando com o panorama atual destas técnicas e suas aplicações em pontos específicos, como o direito do consumidor, agrário, portuário, imobiliário e sistema eletrônico de administração de processos. Dando continuidade a este evento, a Fecema assume sua responsabilidade em informar os profissionais e manter o constante aprimoramento dos árbitros, conciliadores e mediadores ligados à Entidade”, disse Eduardo Gomes, Vice-Presidente da Fecema.

Estela Mari Werner, Coordenadora Técnica do VI Secmasc, recebe placa de homenagem das mãos da II Princesa do Clube de Caça e Tiro de Blumenau. 

Giordani Flenik, Presidente da Fecema, recebe placa de homenagem das mãos da Rainha do Clube de Caça e Tiro de Blumenau.

Painel sobre Arbitragens Especializadas ministrado no dia 23/09. Da esquerda para a direita: Adão Paulo Ferreira, Francisco Maia Neto, Asdrubal Junior e Dejane Mara Maffisson.

Painel sobre Arbitragens Especializadas ministrado no dia 23/09. Da esquerda para a direita: Asdrubal Junior, Dejane Mara Maffissoni e Elizabeth Abreu.

Dr. Carlos Eduardo Vasconcelos, palestrante.

Público presente à Solenidade de Abertura acompanha o Hino Nacional.

Solenidade de Abertura do VI Secmasc. Da esquerda para a direita: Fernando Henrique Becker Silva (OAB Blumenau), John Carlos Zoschke (CRCSC), Giordani Flenik (Fecema), Cleide Regina Furlani Pompermaier (Procuradora do Município de Blumenau), Estela Mari Werner (CMAB) e Guilherme Schneider (Uniasselvi).

Dr. Carlos Josué Beims, Presidente do CRECI-SC, posa com a Rainha e a II Princesa do Clube de Caça e Tiro de Blumenau.

Dr. Romuldo Paulo Marchinhacki (Presidente da OAB Blumenau) acompanhado dos palestrantes Asdrubal Junior, Francisco Maia Neto e Eliana Calmon.

Carlos Eduardo Vasconcelos, Dejane Mara Maffissoni e Elizabeth Abreu.

Espectadores.

Lançamento oficial do Livro “Compêndio de Sentenças Arbitrais de Santa Catarina. Da esquerda para a direita: Kátia Koerner Quandt, Roberto Adam, Damiano Flenik e Giordani Flenik.

---

FECEMA lança obra inédita

Em meio às comemorações pelo aniversário de 20 anos da lei 9.307/96 e ao primeiro dia de palestras da sexta edição do Secmasc – Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina, ocorreu o lançamento ao público do livro “Compêndio de Sentenças Arbitrais de Santa Catarina”.

Ao longo de suas 206 páginas, são trazidas aos leitores algumas das melhores sentenças produzidas pelas câmaras de arbitragem filiadas à Fecema no estado. A obra vem para preencher uma lacuna, pois não existia, até então, bibliografia que trouxesse para os estudantes e interessados fatos sobre a atividade exercida dentro das câmaras, o que se explica pelo sigilo do procedimento arbitral. Desta forma, a publicação de sentenças foi possível através do cuidadoso trabalho de revisão, onde foram omitidos todos e quaisquer dados que pudessem levar à identificação das partes e conteúdo objeto da sentença.

Roberto Adam, Diretor de Comunicação da Fecema explica: “O que motivou a Fecema à realização deste projeto foi a chance de trazer aos interessados no tema uma fonte real de pesquisa e estudo, sem identificar as partes e valores envolvidos. Estamos, a cada dia, em busca de novas e reais possibilidades de disseminar a cultura dos Masc’s e garantir acesso ao maior número possível de pessoas. Sinto-me imensamente gratificado por fazer parte deste projeto”.

 

O livro pode ser adquirido através do site: http://www.fecema.org.br/livros   

Revista aborda temas de interesse para profissionais e interessados nos Masc's

Lançada em setembro, a RCSC – Revista Catarinense de Solução de Conflitos chega à sua quarta edição trazendo matérias, notícias e artigos com foco nos institutos da Conciliação, Mediação e Arbitragem.

Vilmar Hopers, Presidente da Comissão Editorial, fala sobre a publicação: "A Fecema vem promovendo projetos sempre visando a disseminação no Estado de Santa Catarina e no Brasil dos Masc's. Um destes meios de disseminação é a RCSC, que já vem sendo editada desde 2013. Nesta edição, a mesma encontra-se novamente, recheada de temas de grande importância a todos que possuem algum interesse na área, destacadamente, a possibilidade da utilização da tecnologia, entrevistas com personalidades, além de artigos escritos por pessoas especialistas em suas respectivas áreas."

A RCSC é distribuída impressa gratuitamente em eventos promovidos pela Fecema e seus parceiros, em escritórios de advocacia, entidades apoiadoras e faculdades. Também pode ser lida em versão digital através do link: http://www.fecema.org.br/rcsc

Divulgada deliberação que regulamenta credenciamento de Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação em Goiás

 

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) divulgou deliberação que disciplina o credenciamento, atuação, controle de produtividade, suspensão e exclusão das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação. A medida é referente ao âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás.

Segundo o documento, as Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação serão credenciadas perante o TJGO mediante requerimento do responsável, endereçado ao Nupemec (documentação anexa à deliberação). Os conciliadores e mediadores que atuarão deverão ser inscritos nos cadastros de conciliadores e mediadores judiciais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJGO.

Durante o período do credenciamento provisório, a atuação das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação será restrita aos procedimentos extraprocessuais. Após o pleno credenciamento, a Câmara Privada de Conciliação e Mediação poderá ser indicada, pelas partes ou pleo juiz, para atuar em ações judiciais em curso. Veja a deliberação.

Por Érica Reis Jeffery – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO

Fonte: TJGO

---

BOAS VINDAS

A FECEMA em nome de todas as Câmaras deseja sucesso as novas filiadas Vamos Conciliar de Brasília e CMAL Câmara de Mediação e Arbitragem de Londrina.

---

Nos dias 22 e 23 de Setembro de 2016 o SECMASC contou com a participação dos senhores Renato Stucki e Anisio Carossini diretores da CMARP Câmara de Mediação e Arbitragem de Ribeirão Preto aproveitando o evento a comitiva visitou diversas câmaras de SC (CMAJ, CAMESC, CAMEDARB, Conciliar Sul, CMABq). A FECEMA em nome de todas as câmaras agradece a visita e deseja sucesso à CMARP www.cmarp.com.br

---

FILIE-SE

Filie-se

As entidade/profissionais especializados em Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASCs) interessados em filiar-se à FECEMA devem formalizar o pedido por escrito à Presidência.

Mais informações, clique aqui

---

CURSOS

Cursos

EAD - Ensino a distância:

Curso de Mediação e Arbitragem. Leia Mais.

Curso de Arbitragem Avançada. Leia Mais. 

Curso Mediação Avançada. Leia Mais.

Curso de Implantação de Câmaras. Leia Mais.

Mediação Comunitária. Leia Mais.

Mediação Escolar. Leia Mais.

Curso para Representantes de Empresas. Leia Mais

Presencial

Mediação e Arbitragem - Brasília / DF. Leia Mais.

Capacitação de Mediador e Conciliador Judicial e Extrajudicial - Florianópolis / SC. Leia Mais.

 

---
Adam Sistemas

Parceiro FECEMA - Adam Sistemas

Tecnologias para Conciliação, Mediação e Arbitragem

Mais Informações: www.adamsistemas.com